Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019260

Palabras clave:

Pedagogia teatral, Periferia, Escola pública

Resumen

O artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.

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Biografía del autor/a

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC/UNIRIO)

 

Andreia Morais, Escola Municipal Coelho Neto

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Luiza Rangel, Escola Municipal Vera Lúcia Chaves da Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Ana Mangeth, Escola Municipal Teotônio Vilela

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

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Publicado

2019-12-13

Cómo citar

TROTTA, Rosyane; MORAIS, Andreia; RANGEL, Luiza; MANGETH, Ana. Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 260–272, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019260. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art