O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019249

Palabras clave:

Pedagogia do teatro, Cultura da paz, Teatro na escola, Habilidades sociais

Resumen

O presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade.

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Biografía del autor/a

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do curso de graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2019-12-13

Cómo citar

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 249–259, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019249. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art