Contato Improvisação como uma Arte de viver [parte 2]
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102292017177Resumen
A presente tradução é a continuação de uma tradução já publicada na revista Urdimento, v.1, n.28, p. 302-322, Julho 2017, relativa a uma parte do doutorado Contato Improvisação como Arte de viver, de Jörg Schmid da Universidade Philipps de Marburgo. Essa “[parte 2]” foca nos desenvolvimentos e diferentes formas de manifestação do Contato Improvisação (CI) após a primeira geração de dançarinos, trazendo a influência de outras práticas corporais, bem como o subsequente processo de profissionalização. Começaram, portanto, a surgir questões relativas a: criação de uma comunidade internacional com fóruns abertos; organização de festivais e encontros internacionais; desenvolvimento de plataformas onlines que conseguissem agregar a comunidade sem criar estruturas de poder muito centralizadoras e verticais; estruturação de laboratórios e de jams; discussões de temas recorrentes como os riscos da sexualização, a vivência do fluxo [Flow-Erleben], a atenção plena [Achtsamkeit] etc. Essa tradução pretende continuar contribuindo para o cenário da dança e dos estudos performáticos, mostrando a importância do CI como uma crescente e mundialmente disseminada forma de dança contemporânea e pesquisa de movimento corporal, ainda pouco estudada no Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.