Contexto social, atuação e imagem pública de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX: Cinira Polonio

Autores/as

  • Angela de Castro Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102212013032

Resumen

A partir do exame de iniciativas como o movimento sufragista, os salões literários e a imprensa feminista brasileiros, o presente artigo analisa a carreira da atriz, dramaturga, dona de companhias teatrais, compositora e maestrina Cinira Polonio (1857-1938), cuja liberdade pessoal e independência, aparentemente incomuns em sua época, já eram compartilhadas com algumas de suas contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela de Castro Reis, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA

Doutora em teatro (Unirio), professora Adjunta da Escola de teatro da UFBA, cumprindo Acordo de Colaboração técnica junto à Unirio (2012-2014). Autora dos livros Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro da virada do século XIX e A tradição viva em cena: Eva todor na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963).

Publicado

2013-12-14

Cómo citar

REIS, Angela de Castro. Contexto social, atuação e imagem pública de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX: Cinira Polonio. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 032–038, 2013. DOI: 10.5965/1414573102212013032. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102212013032. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Teatro, gênero e feminismos