Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban

Autores/as

  • Milton de Andrade Leal Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102112008169

Resumen

Este artigo revisa alguns conceitos da teoria teatral de Rudolf Laban: a composição de esforços interiores em termos de ações dinâmicas; a ação intencional como tendência de organizar impulsos interiores em forma de movimentos funcionais e expressivos; a “veracidade” das ações cênicas como relações orgânicas entre esforços interiores e aspectos visíveis do movimento. Conceitos de Laban, como esforço interno e composição eucinética são usados para elucidar princípios rítmicos e orgânicos aplicados na composição cênica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton de Andrade Leal Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Prof. Dr. CEART/UDESC.

Publicado

2018-09-22

Cómo citar

ANDRADE LEAL JUNIOR, Milton de. Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 169–176, 2018. DOI: 10.5965/1414573102112008169. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008169. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Flujo Continuo