A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana

Autores/as

  • Maria de Lurdes Barros da Paixão Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • Maria Consuelo Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017159

Resumen

A proposta deste artigo é estabelecer a inter-relação entre corpo, performance e antropologia através da análise de criações cênicas de intérpretes-criadores que se fundamentam em referências de origem africana e cuja proposta é a desconstrução de parâmetros que estereotipam realidades socioculturais do contexto nacional. Através de suas performances se observam elementos de crítica social e também apresentação de novas configurações para tratar  temáticas afro-brasileiras. O riso, a paródia e a ironia, elementos bastante ressaltados na estética pós-moderna, são utilizados nas obras “O Samba do Crioulo Doido”, “Xirê Obirikiti” e “Bordados de Corpos”, como elementos que possibilitam a reflexão e desconstrução das temáticas corpo-negro-exportação, erotismo, sexualidade, opressão, contestação, transgressão, etc., através de performances subversivas corporais e cênicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lurdes Barros da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Professora Adjunta IV do Departamento de Artes da UFRN. Vice-Coordenadora do GT Pesquisa em Dança no Brasil da ABRACE - Biênio 2015-2017. Sócio efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas- ABRACE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação-LINCC /UFRN. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA/ PPGAC/Bolsista PNPD/ CAPES. Desenvolve pesquisas sobre as matrizes estéticas culturais formadoras da cultura brasileira na dança e performance contemporânea. 

Maria Consuelo Oliveira Santos

Doutorado em Antropologia Social e Cultural, Universitat Autònoma de Barcelona, (UAB) / Universitat Rovira i Virgili (URV), Espanha; Pós-doutorado, Universidad Autônoma de Monterrey, UANL, México. Mestrado em Educação, UFBA; Mestrado em Antropologia (UAB, España), Formada em Letras e em Filosofia. Investigadora dos Núcleos Kàwé e de Estudos do Envelhecimento, UESC (Bahia), e do Grupo Transdisciplinario de Investigación, UANL, México.

Publicado

2017-07-02

Cómo citar

PAIXÃO, Maria de Lurdes Barros da; SANTOS, Maria Consuelo Oliveira. A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 159–179, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017159. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos