Exhibit B: Performance entre racismo e antirracismo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102272016078Abstract
O presente artigo busca compreender as estratégias visuais da performance intitulada Exhibit B cuja apresentação, agendada para fevereiro de 2016, em São Paulo, foi cancelada. A performance do artista sul-africano Brett Bailey é composta por tableaux vivants (quadros vivos) nos quais atores encenam quadros inspirados em eventos traumáticos do colonialismo e do racismo ocidental. A performance que se apresentava como um trabalho antirracista provocou protestos de movimentos negros que a acusou de racismo. Com apoio da literatura pós-colonial, em especial a reflexão de Stuart Hall sobre contra-estratégias que buscam minar o regime de representação racializado, procuraremos entender as disputas em torno dessa performance.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.