Antonin Artaud, o México e os Raramuri: questões raciais e colonialismo nas viagens de Artaud pelo México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0208

Palavras-chave:

Antonin Artaud, Colonialismo, México

Resumo

A viagem de nove meses de Artaud através do México, geralmente tratada como uma nota de rodapé em sua biografia, precisa ser vista como sendo mais do que isso: foi um momento decisivo para os rumos de sua obra/vida. Para Jay Murphy (2017), haveria um Artaud antes e outro depois de sua jornada ao México, pois – mesmo que deixemos de lado sua “loucura” – podemos observar uma metamorfose profunda em seu trabalho, uma mudança paradigmática que engloba a evolução de um Teatro da Crueldade em direção ao conceito de Corpo sem Órgãos. Dentro deste contexto, este texto objetiva primeiramente, apresentar criticamente, em perspectiva pós-colonial, as intenções de Artaud ao buscar uma linguagem teatral primordial nos cânions mexicanos – seus limites e possibilidades; e, em segundo lugar, interrogar como as questões raciais foram problematizadas em tal busca e como elas reverberam através de seu trabalho e além, afetando e mudando profundamente o campo dos Estudos em Teatro e Performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Costas Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado no Center for Performance Philosophy, da Guildford School of Acting, na University of Surrey, Inglaterra. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Filosofia na UERJ. Bacharel, Licenciada e mestre em Filosofia pela UERJ. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). 

Referências

ALLAIN, Paul; HARVIE, Jen. The Routledge companion to Theatre and Performance. London: Routledge, 2006.

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso, 2006.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Monica Stahel e Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ARTAUD, Antonin. La pintura de María Izquierdo. Revista El semanario nacional, n.1370, p.22-23, 1936.

ARTAUD, Antonin. To have done with the Judgement of God. In SONTAG, Susan (org.). Antonin Artaud: Selected Writings. Berkeley: University of California Press, 1988, p.555-569.

ARTAUD, Antonin. Mexico: Viaje Al Pais De Los Tarahumaras. Ciudad del Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1984.

ARTAUD, Antonin. The Peyote Dance. Translated by Helen Weaver. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1976.

ARRIETA, Olivia. Religion and Ritual among the Tarahumara Indians of Northern Mexico: Maintenance of Cultural Autonomy Through Resistance and Transformation of Colonizing Symbols. Icaza Sa Review n.8, v. 2, p.11-23,1992.

ASHCROFT, Bill; GRIFFITH Gareth; TIFFIN, Helen. Post-Colonial Studies: the key concepts. London: Routledge, 2000.

BARBER, Stephen. Artaud: Blows and Bombs. London: Creation Books, 2003.

BUSH, Christopher. Theory and Its Double: Ideology and Ideograph in Orientalist Theory. Paroles gelées Journal n.1, v.12, p. 5-25, 1994.

CARASCO, Raymonde. Approche de la pensee Tarahumara. In FAU, Guillaume (org.). Antonin Artaud - Catalogue Exposition BNF. Paris: Bibliothèque National de France / Gallimard, 2006.

CARASCO, Raymonde. Ciguri. Voyage(s) au pays des Tarahumaras. Revista de Dialectología y Tradiciones Populares n.53, v. 2, p.241-249, 1998.

CARDULLO, Bert, KNOPF, Robert. Theater of the avant-garde: 1890-1950 a critical anthology. London: Yale University Press, 2001.

CASTANEDA, Carlos. Magical Passes: The Practical Wisdom of the Shamans of Ancient Mexico. New York: Harper Perennial, 1998.

CLIFFORD, James. On ethnographic surrealismo. Comparative studies in Society and history, n.23, v.4, oct, 1981.

CULL, Laura. How do you make yourself a theatre without organs? Deleuze, Artaud and the concept of differential presence. Theatre Research International n.34, v. 3, p.243-255, 2009.

DALTON, David. Mestizo Modernity: Race, Technology, and the Body in Post-Revolutionary Mexico. Gainesville: University of Florida Press, 2018.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. November 28, 1947: How do you make yourself a Body Without Organs? In A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. New York: Continuum, 2004.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FONTANA, Bernard, SCHAEFER, John. Tarahumara: Where Night is the Day of the Moon. Tucson: University of Arizona Press, 1997.

GIL, Jose. Metamorphoses Of the Body. Minnesota: University of Minnesota Press, 1998.

GOODALL, Jane. Artaud and the Gnostic Drama. Oxford: Oxford University Press, 1994.

HERTZ, Uri. Artaud in Mexico. Fragmentos, 25, p.11-17, 2003.

HOOKER, Juliet. Theorizing Race in the Americas: Douglass, Sarmiento, Du Bois, and Vasconcelos. Oxford: Oxford University Press, 2017.

HUBERT, Renée Riese. Antonin Artaud's Itinerary through Exile and Insanity. In Borders, Exiles, Diasporas, edited by Elazar Barkan and Marie-Denise Shelton. Stanford: Stanford UP, 1998.

HUXLEY, Aldous. The Doors of Perception. London / New York: Chatto & Windus, 1954.

IRIGOYEN-RASCÓN, Fructuoso. Tarahumara Medicine: Ethnobotany and Healing among the Rarámuri of Mexico. Norman: University of Oklahoma Press, 2015.

KRUTAK, Lars. (Sur)real or Unreal? Antonin Artaud in the Sierra Tarahumara of Mexico. Journal of Surrealism and the Americas n.8, v.1, p.28-55, 2014.

MÈREDIEU, Florence de. C’etait Antonin Artaud. Paris: Fayard, 2006.

MORFEE, Adrian. Antonin Artaud’s Writing Bodies. Oxford: Clarendon Press Publication, 2005.

MURPHY, Jay. Artaud`s Metamorphosis: From hieroglyphs to Bodies without Organs. London: Pavement books, 2017.

NICHOLSON, Melanie. Surrealism’s ‘found object’: The enigmatic Mexico of Artaud and Breton. Journal of European Studies n.43, v.1, p.27-43, 2013.

ROWELL, Margit. Antonin Artaud: works on paper - exposition catalogue. New York: The Museum of Modern Art / H.N. Abrams, 1996.

SAVARESE, Nicola. 1931: Antonin Artaud Sees Balinese Theatre at the Paris Colonial Exposition. TDR n.45, v.3, p.51-77, 2001.

SCHEFFLER, I. Considerações sobre rito e teatro em Artaud. Urdimento - Revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 14, p. 33-43, 2010.

SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London: Routledge, 2003.

SONTAG, Susan (org.). Antonin Artaud: Selected Writings. Berkeley: University of California Press, 1988.

Tate's online glossary, Primitivism. Disponivel em: https://www.tate.org.uk/art/art-terms/p/primitivism. Acesso em: 29 out. 2018.

THOMPSON, Ayanna. Performing Race and Torture on the Early Modern Stage. London: Routledge, 2008.

TORGOVNICK, Marianna. Gone primitive: Savage Intellects, Modern Lives. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

SU, Tsu-Chung. Artaud's Journey to Mexico. CLCWeb: Comparative Literature and Culture n.14, v. 5, p,01-09, 2012.

TURNER, Victor. The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. New York: Aldine, 1995.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

DIAS, Luciana da Costas. Antonin Artaud, o México e os Raramuri: questões raciais e colonialismo nas viagens de Artaud pelo México. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–29, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21615. Acesso em: 28 mar. 2024.