Perspectivas xamânicas sobre as artes da cena: Um diálogo cosmopolítico com as culturas ameríndias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0114

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Xamanismo ameríndio, Ontologia, Cosmopolítica, Filosofia da Arte

Resumo

Considerações teórico-práticas a respeito da performatividade ritual do/a xamã ameríndio/a e as possíveis aproximações com o campo expandido das artes cênicas, confrontando entendimentos sobre os conceitos: contemporâneo, modernidade e arcaico. Diálogo artístico-filosófico crítico entre as bases do pensamento ocidental de matriz kantiana e as metafísicas canibais sul-ameríndias. Aferições acerca das concepções sobre natureza, arte, estética da existência, representação, teatralidade, espetáculo, afeto, alteridade, corpo, cosmopolítica, espiritualidade e sonho. 

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Guimarães, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (IA/UNESP). Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (DAC/UFPB). Ator, performer, diretor, escritor.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

GUIMARÃES, Carlos Henrique. Perspectivas xamânicas sobre as artes da cena: Um diálogo cosmopolítico com as culturas ameríndias. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–30, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21533. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As artes da cena dos e com os povos indígenas