A cena como campo ampliado: o ambiente e o Viewpoints

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0209

Palavras-chave:

Ambiente, Cena, Espaço, Tempo, Viewpoints

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre a cena como campo ampliado a partir da noção de ambiente presente em propostas e projetos de Richard Schechner e Hélio Oiticica e de perspectivas da prática dos Viewpoints. Propõe-se aqui um olhar para a abertura da cena a partir de iniciativas que articulam corpo, espaço e tempo nos processos de criação. Schechner e Oiticica lançam propostas ambientais que ampliam as possibilidades de reflexão sobre o fenômeno da arte como espaço de relação no tempo e no espaço. O Viewpoints, por sua vez, estimula a investigação desse campo ambiental do ponto de vista da prática e da experiência da cena. Pretende-se assim, abordar perspectivas de uma cena ampliada levando-se em consideração a noção de ambiente, bem como das experiências ambientais propostas pelo Viewpoints.  

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Biografia do Autor

Giselly Brasil, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Giessen, na Alemanha. Mestrado em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Educação Artística, habilitação Artes Cênicas (UDESC). Profa. Dra. Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

BRASIL, Giselly. A cena como campo ampliado: o ambiente e o Viewpoints. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20874. Acesso em: 28 mar. 2024.