Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019235

Keywords:

Ação tática, Teatro na escola, Escola como espaço teatral, Teatro no/do cotidiano, Menoridades

Abstract

Neste artigo propõe-se a discussão do teatro como ação tática no/do cotidiano da escola, a fim de contribuir para que ela seja um lugar praticado pelo fazer teatral. Para tanto, parte-se da compreensão de que a escola é um lugar que abriga práticas formalizadas e saberes-fazeres cotidianos. Diante disso, aponta-se que o teatro, se insere dentro das formalidades institucionais e dos fazeres ordinários, ponderando sua condição de prática formalizada, que se (re)inventa a partir das ações dos sujeitos no/do cotidiano escolar. Desta forma, ao discorrer sobre a docência como ação tática, compartilha-se a proposta de ações com o teatro na escola, que atuaram enquanto micropolítica cotidiana, provocando pequenas rupturas e movimentos de (re)existência, apropriando-se do território das formalidades da educação institucionalizada, a fim de legitimar o lugar da arte dentro da escola e criar espaços outros. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Patrícia Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista.Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

References

ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro Pós-Dramático na escola (inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino de teatro em sala de aula). São Paulo: Editora Unesp, 2011.

BRASIL. Manual de Campanha: Ordem Unida. 3ª ed. Ministério da Defesa: Exército Brasileiro, 2000.

CABALLERO, I. D. Cenários liminares: Teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2016.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. 20ª ed. Tradução de Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - por uma literatura menor. Tradução e Prefácio Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

DUBATTI, J. Teatro, convívio e tecnovívio. In: Da cena contemporânea. Org. BIÃO, A.

J. De C., CARREIRA, A. L. A. N, TORRES NETO, W. L. Porto Alegre: ABRACE, 2012.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Edições SESC, 2016.

FERRACO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.73-95. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas/MG: ANPED, 2003, p. 1 - 15.

SILVA, Renata P. Frestas e rachaduras: experiências para um teatro menor. Anais da II Jornada de Pesquisa em Arte PPG UNESP: poéticas políticas poéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2017. ISBN: 978-85-62309-28-1, p.

– 312.

SILVA, Renata P. Estágio em teatro: a docência como tática praticante. In XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Ações Políticas de/para Enfrentamentos, resistências e recriações. Brasília/DF, 2018. ISSN: 2525-880X (Anais online).

SILVA, Renata P. Por um teatro da escola: táticas e menoridades ao rés do chão. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio

de Mesquita Filho”, campus São Paulo, São Paulo, 2019.

Published

2019-12-13

How to Cite

SILVA, Renata Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 235–248, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019235. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15805. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier - Theater Pedagogy: Latin American voices in processes of resistance, organization and artistic creatio