Nas entranhas da América periférica: reflexões sobre a busca de um pensar mais próprio
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019388Keywords:
A Tempestade, Caranguejo Overdrive, América Latina, Ocidente, Pensamento políticoAbstract
O presente artigo busca questionar a permanência de uma epistemologia extrínseca nos argumentos que têm constituído o pensamento político da chamada América Latina e acabam por naturalizar uma suposta superioridade do saber ocidental sobre os demais. Partimos de uma breve análise de leituras a respeito de A Tempestade, de William Shakespeare, e propomos o deslocamento do eixo analítico para as entranhas do continente por meio de Caranguejo Overdrive, peça da carioca Aquela Cia. de Teatro. Reivindicamos, assim, a presença do corpo e de suas políticas na argumentação sobre a porção centro-sul da América.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. O Poder Soberano e a Vida Nua I. 2ª edição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BOAL, Augusto. A tempestade, 1974. [Versão digitalizada cedida à pesquisadora]
CALIBAN – A tempestade de Augusto Boal, 2015 (adaptação Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz). [Versão digitalizada cedida à pesquisadora]
CÉSAIRE, Aimé. Una tempestad. Buenos Aires: El 8vo. loco, 2011.
DARÍO, Rubén. El triunfo de Calibán. In: Revista Iberoamericana, v. 64, n. 184-185, p. 451-455, 1998.
FERNANDEZ RETAMAR, Roberto. Calibán. In: Todo Calibán. Buenos Aires, CLACSO, 2004, p. 19-81.
GROUSSAC, Paul. Discurso del sr. P. Groussac. In: España y Estados Unidos. Buenos Aires: Compañia Sud-Americana de Billetes de Banco, 1898, p. 31-56.
GRÜNER, Eduardo. Del experimento al laboratorio, y regreso. Argentina o el conflicto de las representaciones. In: Sociedad, Buenos Aires: Facultad de Ciencias Sociales/ UBA, n. 20/21, p. 27-54, 2003.
HELIODORA, Barbara. Por que ler Shakespeare. Globo: São Paulo, 2008.
KOSOVSKI, Pedro. Caranguejo Overdrive. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.
KRENAK, Ailton e COHN, Sérgio. Encontros: Ailton Krenak. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.
LÖWY, Michel. Walter Benjamin – Um Aviso de Incêndio. Uma leitura das teses Sobre o conceito de história. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARTÍNEZ, Rubén Torres. Sobre el concepto de América Latina. Invención francesa? In: Cahiers d'études romanes, n. 32, p. 89-98, 2016. DOI: 10.4000/etudesromanes.5141
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Barcelona: Melusina, 2011.
NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para brancos. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. In: Perú Indígena (PcnIIndig), v. 13, n. 29, pp. 11-20, 1992.
RICUPERO, Bernardo. A Tempestade e a América. In: Lua Nova. São Paulo, n. 93, p. 11-31, dez. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452014000300002.
RICUPERO, Bernardo. Ariel na América: Viagens de uma Ideia. In: Intersecções. Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 372-407, dez. 2016. https://doi.org/10.12957/irei.2016.26574 .
RODÓ, José E. Ariel. In: Ariel y Motivos de Proteo. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1993, p. 1-56.
VIRNO, Paolo. Gramática da multidão: para uma análise das formas de vida contemporâneas. São Paulo: Annablume, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.