O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019163Keywords:
Teatro, Política, Importação, Tradução, InovaçãoAbstract
As relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana.
Downloads
References
CENTRO CULTURAL DE ÉVORA, Teatro 2; Luiz Valdez, O Soldado Raso, programa do espectáculo, Évora, Abril de 1975.
DAVIS, Ronny. Le Théâtre de guérilla. Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.110-120, 1972.
DIONISIO, Eduarda. Títulos, acções, obrigações. Lisboa: Edições Salamandra, 1993.
KOURILSKY, Françoise. El Teatro Campesino. Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.56-120, 1972.
LESNICK, Henry (ed.). Guerilla Street Theatre in any form. New York: Avon Books, 1973.
Revue d’Histoire du théâtre, Paris, vol. IV, n. 268, 2015.
SERÔDIO, Maria Helena. Dramaturgia. In: MARTINHO, Fernando J.B. (coord.) Literatura Portuguesa do século XX. Lisboa: Instituto Camões, 2004, p.95-142.
VALDEZ, Luis. El Teatro Campesino. Notes on Chicano Theater. In: LESNICK, Henry (ed.), 1973, p.190-197.
VALDEZ, Luis. Les actos.Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.75-77, 1972.
, p.75-77.
VALDEZ, Luis. O Soldado Raso. Centro Cultural de Évora: Évora, trad. Luis Varela, inédita, 1975a.
VALDEZ, Luis. As duas caras do patrão. Centro Cultural de Évora: Évora, trad. Luis Varela, inédita, 1975b.
VIEIRA, Joaquim & MONICO, Reto. Nas bocas do mundo. O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional. Lisboa: Tinta da China, 2014.
WILLES, David. A short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
ZURBACH, Christine. Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988. Lisboa: Colibri, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.