Processos de transmissão de tradições: campos de tensão entre rigores e rupturas

Authors

  • Izabela Brochado Universidade de Brasilia (UnB), Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018095

Abstract

Este texto foi apresentado na mesa-redonda: Dialogues between tradition and innovation in current pedagogy que compôs a programação do 2º International meeting on training in the arts of puppetry,ocorrido na Romênia em junho de 2017.Nele, mais que respostas, são levantadas algumas indagações oriundas de uma pergunta central: em que medida e como tem se operado as formas de transmissão de patrimônios artísticos na atualidade? Tendo com guia as discussões realizadas no Seminário “Artes da Transmissão e Patrimônios Artísticos”, uma iniciativa conjunta do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) - Universidade de Évora,e do Museu da Marioneta de Lisboa; e tendo comofoco central duas formas de teatro de bonecos inseridas no campo da tradição - Os Bonecos de Santo Aleixo - BSA, oriundos do Alentejo, Portugal, e o Mamulengo, de Pernambuco, Brasil -, neste artigo busca-se discutir algumas tensões presentes em processos de transmissão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Izabela Brochado, Universidade de Brasilia (UnB), Brasília, DF

Profa. Dra. Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes (UnB). Diretora, bonequeira

Published

2018-09-11

How to Cite

BROCHADO, Izabela. Processos de transmissão de tradições: campos de tensão entre rigores e rupturas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 095–102, 2018. DOI: 10.5965/1414573102322018095. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018095. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Teatro de Animação