Imagem e imagem: a instabilidade semântica no trabalho do ator. Algumas imprecisões, certos equívocos, e outras possibilidades no uso do termo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102292017077Abstract
Resumo
O texto a seguir pretende distanciar o olhar e mobilizar o pensamento sobre o uso do termo “imagem” no trabalho criativo do ator, cuja utilização é cada vez mais frequente, tanto nos espaços artísticos e pedagógicos, quanto no cotidiano de um modo geral. Todavia, o uso recorrente e, às vezes, excessivo, torna o termo familiar e próximo demais. Decorrente dessa proximidade ocorrem algumas imprecisões que podem ser observadas como indefinições semânticas e também como a perda da conexão com a densidade artística e espiritual no corpo, ou seja, a imagem somática e artística que toca a dimensão arquetípica. Para diferenciar e distinguir imagens de um modo geral da Imagem artística o texto provocará o pensamento a partir de três diretrizes: alguns equívocos, certas possibilidades, e a aproximação possível da Imagem poética, o indizível.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.