Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020228

Keywords:

Reflective clothes, urbanity, craft building

Abstract

A formação histórica que confere humanidade ao corpo social se encontra obscurecida pela mercantilização da cultura e das artes. A iluminação opressiva dos centros urbanos ou a penumbra das regiões periféricas igualmente contribuem para a desvalorização das humanidades, refletindo somente arbitrários interesses globalizadores. O sujeito da história acende o indivíduo que constrói integrado à coletividade. Portanto, será verificada tanto a fabricação como o uso de vestes com faixas refletivas em passeios ciclísticos noturnos com o objetivo de apropriação dos materiais luminosos para conferir ações artísticas à urbanidade. O fundamento teórico está no estudo da cidade (Argan, 2005) e de sua construção (Sennett, 2013).

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Author Biography

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Sou figurinista e doutora formada em 2018 pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e integrante do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e da Memória Urbana desta mesma universidade. Atualmente exerço o cargo de Professora Substituta no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, onde leciono as disciplinas de Cenografia e Indumentária, Laboratório de Montagem: elementos visuais e Históra da Arte.

References

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Published

2020-04-17

How to Cite

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 228–246, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020228. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020228. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier = The scene light: Interfaces and learning