Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020211Keywords:
Art and visuality, light, illuminator, light handlerAbstract
Este trabalho tem como objetivo discutir uma poética baseada na luz como materialidade a ser manipulada pelo artista, para compor espaços de luz e de visualidades, em ambientes expositivos. Por meio de objetos em situações de propagação da luz, a discussão transita não só por questões que identificam o potencial da luz a fim de modificar o ambiente, como também propõem o artista como um manipulador de objetos/luz. Além disso, a pesquisa se baseia no levantamento de discussões acerca de trabalhos em que a luz protagoniza o acontecimento artístico e propõe também ampliação de perspectivas da ação do artista como um manipulador, envolvido em um processo poético, no contexto da arte contemporânea.
Downloads
References
ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARROS, Anna Maria de carvalho. A arte da Percepção: Um namoro entre a luz e o espaço. São Paulo: Annablume editora, 1999.
CAMARGO, Roberto G. Conceito de Iluminação Cênica. Rio de Janeiro: Música & Tecnologia, 2012.
CAMARGO, Roberto G. Função Estética da Luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.
COIMBRA, Eduardo./ textos Glória Ferreira, Adolfo Monteijo Navas, Ligia Canongia, João mondé, Eduardo Coimbra: versão para o Inglês, Steve Berg e Paulo Andrade Lemos – Rio de Janeiro: Casa da Palavra,2004.
DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DULTRA, Pedro. Em_Cena O Iluminador. Ipatinga: Música & Tecnologia, 2012.
FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4.ed. Curitiba: Ed. Positivo:2009
OITICICA. Hélio. Parangolé Coletivo [atribuído]. Manuscrito. 08/07/1967. PHO 0106/67
PEREZ, Valmir. P415d Desenho de iluminação de palco: pesquisa, criação e execução de projetos. / Valmir Perez. – Campinas, SP: [s.n.], 2007. Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER. Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: E. Universidade/ UFRGS, 2002.p.123-140.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.