A experiência da cor-luz: um ambiente cênico de Hélio Oiticica para um show de Gilberto Gil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101312018038Abstract
Neste artigo investigamos de que maneira a cor-luz e os aspectos vivenciais da performance contribuem ao percurso poético do artista Hélio Oiticica durante a criação da ambientação cênica do show Gilberto Gil in Concert realizado Nova Iorque [1971]. Como eixo conceitual buscamos suporte nos estudos da cor de Wassily Kandisky, no conceito de iluminação cênica de Denis Bablet e no traçado poético dos escritos de Oiticica. A partir dos documentos iconográficos, considerando a interlocução estética decorrente do momento tropicalista, pretendemos esclarecer de que maneira neste show a materialidade do som, da luz e da cenografia ativam a imagem para a participação vivencial no ambiente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.