Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102252015138Abstract
Este artigo toma como objeto de análise a circulação da peça francesa A Estalagem dos Trampolineiros, no Rio de Janeiro de meados do XIX. Escrita em 1823, segundo os cânones do Melodrama, para ser representada no Bulevar do Crime, a obra gerou celeuma quando os atores Lemaître e Firmin modificaram o jogo de cena inerente ao gênero, transformando os bandidos Robert Macaire e Bertrand em tipos cômicos de grande apelo público. Analisamos a recepção brasileira da obra, buscando observar os efeitos provocados pelos deslocamentos que ela realiza nas convenções já estabilizadas, procurando, assim, acenar para a complexidade da cena teatral do período.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.