Exhibit B: Performance entre racismo e antirracismo

Autores

  • Francielly Rocha Dossin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016078

Resumo

O presente artigo busca compreender as estratégias visuais da performance intitulada Exhibit B cuja apresentação, agendada para fevereiro de 2016, em São Paulo, foi cancelada. A performance do artista sul-africano Brett Bailey é composta por tableaux vivants (quadros vivos) nos quais atores encenam quadros inspirados em eventos traumáticos do colonialismo e do racismo ocidental. A performance que se apresentava como um trabalho antirracista provocou protestos de movimentos negros que a acusou de racismo. Com apoio da literatura pós-colonial, em especial a reflexão de Stuart Hall sobre contra-estratégias que buscam minar o regime de representação racializado, procuraremos entender as disputas em torno dessa performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Rocha Dossin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e bacharel em Artes Plásticas. Tem se dedicado à temas que relacionam arte, imagem e sociedade.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

ROCHA DOSSIN, Francielly. Exhibit B: Performance entre racismo e antirracismo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 078–095, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016078. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8744. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais