Exhibit B: Performance entre racismo e antirracismo

Autores

  • Francielly Rocha Dossin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016078

Resumo

O presente artigo busca compreender as estratégias visuais da performance intitulada Exhibit B cuja apresentação, agendada para fevereiro de 2016, em São Paulo, foi cancelada. A performance do artista sul-africano Brett Bailey é composta por tableaux vivants (quadros vivos) nos quais atores encenam quadros inspirados em eventos traumáticos do colonialismo e do racismo ocidental. A performance que se apresentava como um trabalho antirracista provocou protestos de movimentos negros que a acusou de racismo. Com apoio da literatura pós-colonial, em especial a reflexão de Stuart Hall sobre contra-estratégias que buscam minar o regime de representação racializado, procuraremos entender as disputas em torno dessa performance.

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Biografia do Autor

Francielly Rocha Dossin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e bacharel em Artes Plásticas. Tem se dedicado à temas que relacionam arte, imagem e sociedade.

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Publicado

2016-12-24

Como Citar

ROCHA DOSSIN, Francielly. Exhibit B: Performance entre racismo e antirracismo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 078–095, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016078. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8744. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais