Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto AND_Lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos

Autores

  • João Fiadeiro
  • Fernanda Eugenio

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102192012063

Resumo

Partilhamos aqui dois extratos do discurso que sustenta o projeto AND_Lab, um laboratório de investigação que emergiu do encontro não-marcado entre um coreógrafo e uma antropóloga: 1) um trecho do manifesto que escrevemos juntos na inauguração do AND_Lab e 2) uma parte da conferência-performance “Secalharidade”, conceito que nomeia, justamente, o modo de operar e habitar paisagens comuns que se desenhou na contaminação recíproca entre nossos conceitos e procedimentos.

Biografia do Autor

João Fiadeiro

O percurso de João Fiadeiro têm-no levado a aproximar-se da investigação através da arte e a distanciar-se, a uma velocidade proporcional, da criação coreográfica. Este movimento, que ganha agora uma dimensão mais formal com a sua colaboração regular com disciplinas como as Ciências dos Sistemas Complexos, a Neurociência ou a Antropologia, esteve sempre latente quer na sua prática enquanto artista, como na forma como desenhou a RE.AL – estrutura que fundou em 1990 – à volta de projetos transversais e laboratoriais. Em qualquer dos casos a sua ambição foi sempre investigar, questionar e experimentar modalidades do “como viver juntos”. E é exatamente essa questão que o leva a encontrar a antropóloga Fernanda Eugénio.

 

Fernanda Eugenio

Pós-doutoranda pelo ICS da Universidade de Lisboa, doutora e mestre pelo Museu Nacional da UFRJ –, que, por sua vez, se tem aproximado das artes performativas na sequência de uma crescente inquietação em relação à onipresença do interpretativismo relativista nas práticas de produção discursiva das Ciências Sociais e àquilo que começou, cada vez mais, a lhe parecer uma neutralização da vivência etnográfica na coerência explicativa do texto e na função-autor assumida pelo investigador.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

FIADEIRO, J.; EUGENIO, F. Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto AND_Lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 061-069, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3191. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e Movimento