Dialética em jogo: experimentos com a Peça Didática Brechtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e101

Palavras-chave:

jogo teatral, dialética, peça didática, Bertolt Brecht, pedagogia do teatro

Resumo

Reflexões em torno de encenação realizada pelo projeto Igreja Dialética Brechtiana, tendo como objeto de análise a proposição de um processo de ensino e aprendizado do pensamento dialético por meio do jogo teatral. Tomou-se como material para o estudo a experiência com dois procedimentos lúdicos, o jogo com a cena de julgamento e o jogo da troca de papeis, colocados em relação com a tríade dialética e o conceito de dialética em repouso, e com ferramentas das peças didáticas de Bertolt Brecht, como a interrupção da ação e o deslocamento da ação do palco para a plateia. A reflexão conceitual se deu em diálogo com Walter Benjamin e Theodor W. Adorno, além do próprio Brecht.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gianini, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado e Mestrado em Pedagogia do Teatro na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas. Professor adjunto do Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

ADORNO, Theodor W. Introdução à dialética. Trad. Erick Calheiros de Lima. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

ARENDT, Hannah. “A crise na cultura: sua importância social e política”. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. Trad. Cláudia Abeling. São Paulo: Boitempo, 2017.

BRECHT, Bertolt. A peça didática de Baden Baden sobre o acordo. Teatro Completo, volume 3. Trad. Fernando Peixoto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1981.

KOUDELA, Ingrid D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KOUDELA, Ingrid D.; Almeida Junior, José S. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular,2011.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

GIANINI, Marcelo. Dialética em jogo: experimentos com a Peça Didática Brechtiana. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26936. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação