Está se sentindo melhor agora, Sr. Schmitt?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e111

Palavras-chave:

teatro moderno, modelo épico, ruptura

Resumo

Contextualizou-se o teatro épico de Bertolt Brecht como teatro moderno. Desse modo, perguntou-se: o teatro épico de Brecht ainda dialoga com o tempo presente? Como caminho metodológico, adotou-se a sugestão de Walter Benjamin de retornar ao passado em leitura a contrapelo. Ao se retornar aos fundamentos do teatro moderno ocidental, especificamente o modelo épico de teatro, encontraram-se procedimentos ainda ressoantes para a cena da atualidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carminda Mendes André, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Filosofia pela USP. Graduação- Bacharelado em Teatro pela USP. Docente da graduação e pós-graduação na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Referências

ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós dramático na escola. Inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino do Teatro. Ed. Unesp, 2011.

BENJAMIN, Walter. Capitalismo como religião. Trad: Nélio Schncider. São Paulo: Boitempo, 2013.

BRECHT, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro. in Brandão, F. Pais (org.) Estudos sobre o Teatro. Trad: Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BRECHT, Bertolt. Teatro Completo 3. 3ª ed. Trad. Fernando Peixoto. Paz e Terra, 1990.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? in Ditos e Escritos. Trad. Tradução de Maria Thereza da C. Albuquerque. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. 7ª ed. Paz e Terra, 2021.

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: que é “Esclarecimento”? In BUZZI, Arcângelo R.; BOFF, LEONARDO (Org.). Textos seletos. Trad. Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis, Vozes, 1974.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-modema. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa, 12a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum. Vol. 1. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

ANDRÉ, Carminda Mendes. Está se sentindo melhor agora, Sr. Schmitt?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26786. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação