Torsões entre texto e dança: as livros que embalaram a criação de “Fúria”, de Lia Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e301

Palavras-chave:

dança, texto, criação coreográfica, Lia Rodrigues

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar o conjunto de livros e de autores que serviram como disparadores do processo de criação de Fúria, obra de 2018, da Lia Rodrigues Companhia de Danças, e a relação entre dança e texto que se dá nas criações da coreógrafa. São analisadas cenas da peça e suas conexões com obras de autores ligados à cultura afro-brasileira e afrodiaspórica, como Achille Mbembe, Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo. Discute-se ainda a influência de Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, no ritmo em fluxo contínuo do trabalho coreográfico.

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Biografia do Autor

Adriana Pavlova, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena pela UFRJ. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).    

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

PAVLOVA, Adriana. Torsões entre texto e dança: as livros que embalaram a criação de “Fúria”, de Lia Rodrigues. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26273. Acesso em: 22 maio. 2025.