Quais os sentidos de escola? Olhares reais e fictícios sobre as (des) obediências na escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0802

Palavras-chave:

escola, teatro, linguagem, Bakhtin

Resumo

Resenha do livro Qualquer semelhança não é mera coincidência - um olhar para a escola a partir do teatro de autoria de Jean Carlos Gonçalves. Esta obra constitui a Coleção desEducar, trata-se de um selo da Hucitec Editora. O livro inaugura um espaço-tempo de quinze anos entre a defesa de dissertação do autor e o revisitar da pesquisa. A obra contém um prefácio, apresentação, nota introdutória e prólogo, seguida de três atos, que expressam os diálogos entre o teatro e a escola, seus enunciados e conceitos retratados em materialidades enunciativo-discursiva em formato de exercício cênico. Na sequência, um epílogo e uma seção dedicada às memórias de escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Teles de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado pelo Instituto de Letras, Linguística e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP), Arte pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), e Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro Pesquisadora no Labelit - Laboratório de Estudos da Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq), e da Diálogos Rede Internacional de Pesquisa . Professora do Colégio Estadual do Paraná

Referências

AZEVEDO, Sonia Machado. Nossa Senhora do Patrocínio. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p. 99 - 102].

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Sahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRAIT, Beth. Escola: imagens nas dobras da memória. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.93 - 98] .

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Prefácio: sobre a escola que faz sentido e os sentidos que a escola leva a construir. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.11 - 19].

JOHNSTONE, Keith. Impro: improvisação y el teatro. Trad. Elena Olivos e Francisco Huneeus. Santiago (Chile): Editorial Cuatro Vientos, 1990.

LECHETA, Andrio Robert. Fragmentos, desabafos e poeiras de memórias escolares de um viadinho. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2024. [p. 109-111] .

MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. Marcuschi, Luíz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez. 133p. Revista Da Anpoll, v.1, n.15, p.223-229, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v1i15.431. Acesso em: 08 nov. 2024.

MARCUSCHI, Luíz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. Aprendendo o que é racismo, homo-transfobia e classismo com minha professora do primeiro ano! In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.95-98].

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trad. Ingrid Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SIQUEIRA, Agnan. Sem título. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2024. [p.107 - 108].

SOUZA, Adriana Teles de. Faz de Conta que eu Te Conto. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.103 - 105].

SOUZA, Naum Alves de. Aurora da minha vida. 5. ed. São Paulo: Salamandra, 2003.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Trad. José Simões (coord.). São Paulo: Perspectiva, 2005.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

SOUZA, Adriana Teles de. Quais os sentidos de escola? Olhares reais e fictícios sobre as (des) obediências na escolarização. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0802. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26270. Acesso em: 21 dez. 2024.