Os estados alterados de consciência no processo de criação do ator angolano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101542025e205Palavras-chave:
estados alterados de consciência , processo de criação, ator angolano, Grupo Bimphadi, Grupo ArkhétyposResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os estados alterados de consciência, tomando como referência as pesquisas compartilhadas pelo Grupo Arkhétypos (Brasil) e pelo Grupo Bimphadi (Angola), no Otyoto Internacional do Bimphadi, que aconteceu em Angola, em 2022. Nesse sentido, a discussão decorre de uma primeira reflexão publicada em 2021 (Oliveira Neto; Haderchpek), com vistas a ampliar o referencial de análise ao pesquisar grupos de outras nacionalidades. O estudo, de caráter empírico, estruturou-se a partir da observação-participante, cujos resultados preliminares nos permitem concluir que as práticas ritualísticas desenvolvidas pelos atores angolanos facilitam seu acesso aos estados alterados de consciência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Saulo Vinícius; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Axis Mundi e o Jogo Ritual: Deslocamento da realidade imanente para se alcançar a Hierofania. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 01-25, 2020.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
CAMPO, Giuliano. A Arte do Ator e a Possessão: Os Estados Alterados de Consciência (ASC) nas suas inter-relações com o Teatro. In BRONDANI, Joice Aglae. (org.) Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem - Criação de um espaço-tempo de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.
COSTA, Manuel Francisco João da. A busca do Muntu: O treinamento corporal do ator do Bimphadi. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
COUTINHO, Karyne Dias; HADERCHPEK, Robson Carlos. Pedagogia de Si: Poética do Aprender no Teatro Ritual. Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 6 n.1. Natal: UFRN e UDESC, 2019.
DIETRICH, Arne. Transient hypofrontality as a mechanism for the psychologi-cal effects of exercise. Psychiatry Research, Oxford, v. 145, n. 1, p. 79-83, 2006.
FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.
HADERCHPEK, Robson Carlos. As Poéticas da Morte e o Teatro Ritual: Conexão Áustria, México e Brasil. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024.
HADERCHPEK, Robson Carlos. A Arte do Encontro e suas Magias: Conexão Brasil e Áustria. In: NUNES, Alexandre Silva; LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; GONÇALVES, Luiz Davi Vieira; HADERCHPEK, Robson Carlos; ALMEIDA, Verônica Fabrini Machado de (org.). Encontros Arcanos: Anais de 2015-2020. Porto Alegre: Fi, 2021, p. 475-482.
HADERCHPEK, Robson. O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência. São Paulo: Giostri, 2021.
HADERCHPEK, Robson Carlos. As Epistemologias do Sul e os Saberes Interculturais: teatro, ritual e performance. Anais ABRACE, Campinas, v. 20, n. 1, p. 01-17, 2019.
HADERCHPEK, R. C. O Jogo Ritual e as Pedagogias do Sul: Práticas Pedagógicas para a Descolonização do Ensino do Teatro. Moringa: Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 55-65, 2018.
HADERCHPEK, R. C.; VARGAS, R. C. T. O Sul Corpóreo e a Poética dos Elementos: Práticas para a Descolonização do Imaginário. Revista ILINX: Revista do Lume, Campinas, p. 77-87, 2017.
HADERCHPEK, Robson Carlos (org). Arkhétypos Grupo de Teatro: Encontros e Atravessamentos. Natal: Fortunella Casa Editrice, 2017.
HADERCHPEK, Robson Carlos. A Dramaturgia dos Encontros e o Jogo Ritual: revoada e a conferência dos pássaros. Revista Encontro Teatro, Goiânia, n. 3, p. 38-58, 2016.
HADERCHPEK, Robson Carlos. O Ator, o Corpo Quântico e o Inconsciente Coletivo. Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, p. 119-135, 2015.
HAUSER-DELLEFANT, Angelika et al. Understanding Without Words. 1. ed. Vienna, Austria: Publisher & media owner, 2019. (209 p.)
LUNONO, Paulino Tchiloia Bimba. Corporeidade materna: um conto da trajectória pessoal e reflexões sobre o corpo em arte. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
LUNONO, Paulino Tchiloia Bimba. Aproximações entre o Bimphadi e o Arkhétypos: Uma “pedagogia teatral sem mão”. Revista Dados de África(s), v. 3, n. 5, p. 113- 126, 2022.
LUNONO, Paulino Tchiloia Bimba; NSINGUI, Mbandu Luvumbo; MÁQUINA, Nelson; COSTA, Manuel Francisco João da. O Teatro Angolano: O Bimphadi e o seu processo de (re)criação. In: BRONDANI, Joice Aglae; HADERCHPEK, Robson Carlos; ALMEIDA, Saulo Vinícius (org). Práticas Decoloniais nas Artes da Cena II. São Paulo: Giostri, 2022.
MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: As canções ritualísticas nyaneka nas recriações do Bimphadi. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
MÁQUINA, Nelson Sampaio; HADERCHPEK, Robson Carlos. As Danças-Canções Nyaneka na Preparação Corpóreo-Vocal do Ator Angolano. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 235–255, 2024.
NSINGUI, Mbandu Luvumbo. Elementos etnoteatrológicos de manifestações culturais em Angola: Efeitos artísticos e educativos do ritual de óbito bakongo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
OLIVEIRA NETO, Leônidas; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Jogo Ritual e os Estados Alterados de Consciência: os processos psicofísicos no trabalho de criação do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, vol. 11, p. 01-24, 2021.
TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Trad. Nancy Campi de Castro e Ricardo A. Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)