Artes Performativas e Políticas da Percepção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0103

Palavras-chave:

arte em campo expandido, políticas da percepção, corpo e tecnologia, saberes tradicionais

Resumo

Neste artigo, problematizou-se as artes performativas diante de um cenário de crises extremas, partindo-se do conceito de arte em campo expendido. Discutiu-se possíveis posicionamentos estéticos diante desse novo contexto a partir de considerações críticas sobre os modos de percepção predominantes, fortemente marcado pelos ambientes virtuais e pela subjetividade neoliberal. Abordou-se o aprofundamento do diálogo de artistas e pesquisadores com saberes tradicionais na construção de conhecimentos e práticas transversais, pensando a experiência artística e estética como micropolíticas da percepção.

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Biografia do Autor

Cassiano Sydow Quilici, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-doutorado na Universidade de Lisboa (UL) – Portugal. Doutorado em Comunicação e Semiótica  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor livre-docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas da graduação e pós-graduação em Artes Cênicas (UNICAMP). 

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

QUILICI, Cassiano Sydow. Artes Performativas e Políticas da Percepção. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25559. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?