Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0205

Palavras-chave:

pedagogia das artes cênicas, dramaturgia contemporânea em língua portuguesa, teatro juvenil, escola

Resumo

Neste artigo são analisados aspectos formativos do projeto PANOS – Palcos novos palavras novas, desenvolvido pelo Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/ Portugal, o qual estabelece cruzamentos entre teatro escolar e juvenil e novas dramaturgias. Com base na constatação de que o teatro juvenil é um campo a ser expandido e visibilizado nos estudos teatrais brasileiros e portugueses, refletiu-se sobre o trabalho com o texto escrito, o papel do(a) professor(a) encenador(a) na articulação da dramaturgia e da cena contemporânea e se preconizou um olhar expandido para o campo da Pedagogia das Artes Cênicas. A revisão teórica realizada, a leitura de dramaturgias do PANOS, as entrevistas e o acompanhamento in loco mostraram lacunas na investigação de cunho artístico e educacional voltadas para a juventude em Portugal; os desafios que um projeto como PANOS enfrenta e suscita e, principalmente, sua relevância para a ampliação das ações de ler, fazer, apreciar teatro e literatura dramática entre jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloise Baurich Vidor, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Évora, Portugal. Professora associada do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Docente permanente do Mestrado Profissional em Artes (Profartes/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UDESC).

Isabel Gonçalves Bezelga, University of Évora

Doutorado em Teatro pela Universidade de Évora/Portugal. Mestrado em Ciências da Educação -Expressões Artísticas e Interculturalidade pela Universidade de Évora. Graduação em Ciências da Educação/Formação de Professores/Formadores (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - U.L . Professora-doutora Associada da Universidade de Évora/Portugal (UEvora) – Escola de Artes Cênicas.

 

Referências

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos: Conversas sobre literatura e juventude. São Paulo: Solisluna Editora, 2021.

CARNEIRO, João. PANOS. Um dos mais inteligentes e generosos projectos. In. Sinais de cena 9 - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas/ Dossiê Temático, Lisboa, 2008.

DUBATTI, Jorge. Teatro y territorialidad – Perspectivas de Filosofía del Teatro y Teatro Comparado. Buenos Aires: Gedisa Editorial, 2020.

FRAZÃO, Francisco. PANOS 2010. Lisboa: Culturgest, 2010.

FRAZÃO, Francisco. PANOS 2009. Lisboa: Culturgest, 2009.

FRAZÃO, Francisco. PANOS 2008. Lisboa: Culturgest, 2008.

FRAZÃO, Francisco. PANOS 2007. Lisboa: Culturgest, 2007.

JUNQUEIRA, Sandro William. PANOS 2021. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II, 2021.

JUNQUEIRA, Sandro William. PANOS 2019. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II, 2019.

KOUDELA, Ingrid. & JÚNIOR, José Simões de Almeida. (Org). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MENDONÇA, Célida Salume; BEZELGA, Isabel Maria Gonçalves. Um olhar sobre o impacto da experiência teatral no exercício da alteridade e no processo de socialização de crianças em contextos educacionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, 2020, p. 143-165. https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17957.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SANTOS, Bárbara Tavares dos. Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior / Bárbara Tavares dos Santos. - São Paulo, 2019, p. 302 f.: il.

SANTOS, Rita Matias dos. Festival Panos muda de palco para o Teatro D. Maria II. Gerador, 2019. https://gerador.eu/festival-panos-muda-de-palco-para-o-teatro-dona-maria-ii/

VIDOR, Heloise Baurich, & BISCARO, Barbara. Diálogos entre teatro, escola e universidade: o Coro dos maus alunos. Textos FCC, 59, 2021, 53–81. https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_3

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

VIDOR, Heloise Baurich; BEZELGA, Isabel Gonçalves. Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24167. Acesso em: 3 maio. 2024.