Somos todas Palhaços?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0107

Palavras-chave:

palhaças, palhaço, pesquisa bibliográfica, atuação palhacesca, identidade de gênero no teatro

Resumo

No contexto da atuação palhacesca, que historicamente caminha lado a lado aos costumes e às ações de cada sociedade, propomos, no presente artigo, a seguinte questão: somos todas palhaços? No intuito de investigá-la, aliamo-nos às análises da autora Marilena Chauí (2021) sobre a sociedade brasileira, bem como às nossas experiências, seja com redes de mulheres palhaças, seja com pesquisas, atuações artísticas e processos formativos no contexto da atuação palhacesca. Diante da impossibilidade de identificação com uma resposta afirmativa para a questão apontada acima, analisamos o registro de pesquisas bibliográficas especificamente relacionadas, no campo científico, à  atuação de mulheres como palhaças, demonstrando que as mesmas são responsáveis pela edificação de importante, expressivo e crescente conhecimento contemporâneo na área.

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Biografia do Autor

Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum, Federal University of Rio Grande do Norte

Pós-doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2021); mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2012).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

BRUM, Daiani Cezimbra Severo Rossini. Somos todas Palhaços?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23235. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade