A alegoria cômica como artifício cênico nas obras da Quasar Cia. de Dança (1989-1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0206

Palavras-chave:

História da dança, Alegoria cômica, Quasar Cia de Dança, Humor, Dança

Resumo

Este artigo se dedica a analisar as obras cênicas da Quasar Cia. de Dança em seus primeiros cinco anos, especialmente no período entre 1989 e 1992. O objetivo do estudo consiste em investigar historicamente, os detalhes do processo de configuração do humor como recurso cênico que caracterizou as obras da companhia goiana. Para tanto, a pesquisa faz uso de obras coreográficas, entrevistas e matérias publicadas pela imprensa escritas como fontes históricas, sendo a análise destes documentos orientada por teorias dos estudos de dança, história e história da arte.

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Biografia do Autor

Rafael Guarato, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Historia. Historiador da dança e professor do curso de graduação em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

GUARATO, Rafael. A alegoria cômica como artifício cênico nas obras da Quasar Cia. de Dança (1989-1992). Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22314. Acesso em: 29 mar. 2024.