Uma anti-boneca de quatro costados: Tussy Marx e o feminismo socialista do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0802

Palavras-chave:

Eleanor Marx, Feminismo, Artes Dramáticas, Socialismo

Resumo

Neste texto, apresenta-se a obra da historiadora Rachel Holmes, recém traduzida para o português, sobre a vida de Eleanor Marx. Destaca-se na  biografia seu ativismo socialista    bem como a trajetória no campo do teatro, no qual trabalhou desde 1875 até o final de sua vida. Neste sentido, sublinhou-se seu papel como tradutora de obras protofeministas, como Madame Bovary e Casa de Bonecas, de Gustave Flaubert e Henrik Ibsen, de quem fez traduções de outros textos dramatúrgicos. Destacou-se no comentário o trabalho que a filha caçula de Marx realizou junto à Federação Social Democrata, à Liga socialista e ao Sindicato dos Trabalhadores do Gaz da Inglaterra, agremiações nas quais atuou em diferentes frentes: educação, agitação e propaganda, tradução e ainda, solidariedade internacional. Além disto, sublinhou-se a militância que teve junto ao socialismo feminista do final do século XIX, tema de seu livro A questão da mulher: de uma ponto de vista socialista, de 1886.  

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Biografia do Autor

Carmen Susana Tornquist, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pós-Doutorado na École des hautes études en sciences sociales, EHESS (CEIFR), França. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC -2004). Mestrado em Sociologia Política (UFSC-1992). Graduação em Licenciatura Plena em História (UFSC-1986). Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atua no departamento de Geografia e no Programa de Pós Graduação em Planejamento territorial e desenvolvimento sócio-ambiental, colaboradora - INTC Instituto Brasil Plural(SC) e membro do Conselho Consultivo da Cátedra Mariátegui (Peru).

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

TORNQUIST, Carmen Susana. Uma anti-boneca de quatro costados: Tussy Marx e o feminismo socialista do século XIX. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0802. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21532. Acesso em: 22 dez. 2024.