Amantes em confinamento: A videochamada como dispositivo cênico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0122Palavras-chave:
Extensão Universitária, Processo colaborativo, Sonoplastia, Trabalho remoto, VideochamadaResumo
Neste artigo, os autores apresentam uma reflexão sobre o processo de criação do vídeo teatral Amantes em confinamento, relativa, especialmente, ao texto, à atuação e à sonoplastia. O trabalho foi realizado de forma remota, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da extensão universitária da Universidade Federal de Sergipe. A construção foi colaborativa e contou com docentes e discentes dos cursos de Teatro e de Cinema e Audiovisual. A videochamada foi tomada como dispositivo cênico e não somente como ferramenta de comunicação, ensaios e captação de imagens. O trabalho nos mostrou que é possível criar colaborativamente, ensaiar e atuar por meios remotos, e nos motivou a seguir investigando esse formato.
Downloads
Referências
ARPES, Marcela. El teatro pandémico en el extremo austral de la Argentina. Reseñas CeLeHis: Boletín del Centro de Letras Hispanoamericana, Mar del Plata, ano 7, n. 20, 2020. Disponível em:
https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rescelehis/article/view/4667/4791. Acesso em: 08 mar. 2021.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Max Limonad, 1987.
BENNATON, Pedro. O teatro como respirador social: reflexões sobre arte presencial na pandemia. Revista Gulliver, 2020. Disponível em: https://revistagulliver.com.br/teatro/o-teatro-como-respirador-social/. Acesso em: 10 mar. 2021.
BOY, Tânia Cristina dos Santos. Estética da existência na formação do professor-artista. Urdimento, Florianópolis, n. 8, p. 215-229, 2008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008215/8889. Acesso em: 04 jun. 2021.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
CHAVES, Marcos Machado. A trilha sonora teatral em pauta: experiências de criadores de trilhas sonoras em Porto Alegre. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31780/000784812.pdf;sequence=1- Acesso em: 04 jun. 2021.
DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 8-32, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503/299. Acesso em: 08 mar. 2021.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del teatro III: el teatro de los muertos. Buenos Aires: Atuel, 2014.
FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.
GERBASE, Carlos. Direção de atores: como dirigir atores no cinema e TV. - 2. ed. - Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.
GONÇALVES JUNIOR, Antônio Luiz. O dramaturgista no processo colaborativo de criação cênica: pensamento crítico em gesto. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Departamento de Artes Cênicas - Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22072019-174906/pt-br.php. Acesso em: 08 jun. 2021.
HONAN, Park. Shakespeare: uma vida. Tradução de Sonia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
JOSÉ, Carmen Lucia. Paisagem sonora: o som nas ondas do rádio. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, São Paulo, n. 02, p. 176-195, 2007. Disponível em: <http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%209/14_lucia_jose.pdf>. Acesso em 04 jun. 2021.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2002.
STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima – 5. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
STANISLAVSKI, Constantin. A Criação do Papel. Tradução de Pontes de Paula Lima – 2. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução de Pontes de Paula Lima - 7. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)