DeBanda e seus múltiplos: Lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0204

Palavras-chave:

Teatro popular musical, Múltiplos, Espaços, Simultaneidade, Concomitância

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discutir facetas que compõem o percurso do espetáculo popular musical DeBanda, visando desvelar aspectos de sua complexidade. Para tal, foram considerados múltiplos relativos a acepções e versões que envolvem a referida experiência estética, as quais contém: memórias das recentes às mais longínquas, lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias.  Percursos etimológicos e denotativos, bem como do imaginário popular, permeiam a primeira seção. A escrita segue com temporadas, formatos, sonoridades, público, transeuntes, traquitanas, tecnologias e a desventura enquanto modus operandi. Estes múltiplos embasam as reflexões que vão do laboratório a sete países nos cinco anos de perambulações de DeBanda.

Biografia do Autor

César Lignelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do periódico Voz e Cena. 

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Processos Composicionais da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília, Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidades & Cena.

 

Referências

A PRAIA. Direção de Charlie Chaplin. Produção de Jess Robbins. Roteiro: Charlie Chaplin. 1915. (20 min.), P&B.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. Tradução de Ephraim Ferreira Alves.

FIADEIRO, João; EUGENIO, Fernanda. Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto and_lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 02, n. 19, p. 63-71, 28 jan. 2019.

LIGNELLI, César; LUCAS, João; CHAVES, Fred. DeBanda: catálogo português. PPG-CEN, 2019. Disponível em:

https://issuu.com/espetaculodebanda/docs/catalogo_debanda_portugues?fbclid=IwAR1lFv-jlLTnLJxCSf9bxTu7P7S4ujYZ_QLmI5_JgSNawQbxWuwGrBcUV7M

LUCAS, João; LIGNELLI, César. LUCAS. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018.

MARY Poppins. Direção de Robert Stevenson. Roteiro: Bill Walsh, Don Dagradi. 1964. (139 min.), son., color. Legendado.

MATRIX. Direção de Lilly Wachowski, Lana Wachowski. Produção de Joel Silver. Roteiro: Lilly Wachowski, Lana Wachowski. 1999. Videocassete (136 min.), VHS, son., color. Legendado.

MATRIX Reloaded. Direção de Lilly Wachowski, Lana Wachowski. Produção de Joel Silver. Roteiro: Lilly Wachowski, Lana Wachowski. 2003. DVD (138 min.), son., color. Legendado.

MATRIX Revolutions. Direção de Lilly Wachowski, Lana Wachowski. Produção de Joel Silver. Roteiro: Lilly Wachowski, Lana Wachowski. 2003. DVD (129 min.), son., color. Legendado.

MÜLLER-SCHÖLL, Nikolaus; BAUMGÄRTEL, Stephan Arnulf; CORRÊA, Talita. Transfiguras espaciais-temporais. Espaços de finitude em teatro e performance da atualidade. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-27, 22 set. 2020.

O CIRCO. Direção de Charlie Chaplin. Roteiro: Charlie Chaplin. 1828. (71 min.), P&B

ONE Man Band. Direção de Andrew Jimenez, Mark Andrews. Roteiro: Andrew Jimenez, Mark Andrews. 2005. (4 min.), son., color. Legendado.

ONE Mouse Band. Direção de Dave Wasson. Roteiro: Darick Backman, Dave Wasson, Paul Rudish. 2015. DVD (4 min.), color. Série Mickey Mouse Series.

O VAGABUNDO. Direção de Charlie Chaplin. Roteiro: Charlie Chaplin. 1915. (32 min.), P&B.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

LIGNELLI, C.; MAYER, G. DeBanda e seus múltiplos: Lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-26, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20470. Acesso em: 20 jan. 2022.