Fazer teatro sem fazer teatro: Telatralidades e performavirtualidades como rota em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0117Palavras-chave:
Ensino de teatro, Pandemia da Covid-19, Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), Performatividade. AntiestruturaResumo
Este artigo objetiva compartilhar experiências artístico-pedagógicas vivenciadas no curso técnico em teatro do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt) realizadas durante o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) instaurado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) como medida protetiva durante a pandemia da Covid-19. As experiências relatadas pautaram-se na noção de performatividade explorada em experimentos cênicos virtuais, gerando telatralidades e performavirtualidades. Refletiu-se sobre a continuidade do ensino e do fazer teatral no contexto pandêmico a partir da construção de antiestruturas que apontam rotas alternativas para as práticas artísticas e educativas.
Downloads
Referências
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
ICLE, Gilberto, BONATTO, Mônica Torres. Por uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 37, n. 101, p. 7-28, 2017
MACHADO, Marina Marcondes. Só rodapés: Um glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria. Rascunhos, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 53-67, 2015. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28813/17060.
Acesso em: 13 jun. 2021.
MAFFEI, Paulo. Desejos de teatro. Blog Mistura Teatro, produção e memória. Belo Horizonte, n. 54, 2020. Disponível em:
https://www.misturateatro.com/post/desejos-de-teatro. Acesso em: 13 jun. 2021.
MERISIO, Paulo, ARAÚJO, Getúlio Góis de, SILVA, Ligia da Cruz. Experiências cênicas: fissuras criativas na escola com crianças e adolescentes. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.36, p. 181-203, 2019. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15731/10879.
Acesso em: 10 jun. 2021.
PAULA, Júlia Camargos de. Teatro que fica: sentidos atribuídos por jovens à sua experiência de formação teatral. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)