Prisões e Ativismo na Pandemia: Como os Sobreviventes do Encarceramento Transformam o Significado de Participação Cívica

Autores

  • Alexandra Friedman Universidade de Michigan
  • Ashley Lucas Universidade de Michigan
  • Efrén Paredes

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200104

Palavras-chave:

Prisão, Ativismo, Cidadania, Boletim informativo da prisão, Web series, Programação artística da prisão

Resumo

Em meio à pandemia de COVID-19, pessoas atualmente e anteriormente encarceradas no estado de Michigan, nos Estados Unidos, estão fazendo parceria com escritores e artistas do mundo livre para se tornarem mais visíveis neste momento de crise. Este artigo analisa três estudos de caso (o boletim MYLIFEMATTERSTOO, a série da web Living on Loss of Privileges e a programação por correspondência no Prison Creative Arts Project) em que pessoas na prisão e aquelas que foram recentemente libertadas estão usando sua criatividade e redes apoiantes para fazerem valer as suas vozes e direitos. Ao fazê-lo, eles insistem que são cidadãos que participam ativamente das comunidades do mundo livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Friedman, Universidade de Michigan

Assistente de pesquisa do Carceral State Project (Projeto Estado Carceral) da Universidade de Michigan (UM) e atualmente é produtora associada da websérie Living on Loss of Privileges: What We Learned in Prison. (Vivendo com a Perda de Privilégios: O que Aprendemos na Prisão?). Graduou-se recentemente pela UM com mestrado duplo em Serviço Social e Música. Durante seus estudos, Friedman se concentrou em explorar como a música pode ser usada como ferramenta para o empoderamento e crescimento comunitário.

Ashley Lucas, Universidade de Michigan

Professora associada de Teatro e Drama do Residential College na Universidade de Michigan (UM). Ela é ex-diretora do Prison Creative Arts Project (Projeto de Artes Criativas Prisionais) e principal investigadora do Carceral State Project. Seu livro Prison Theatre and the Global Crisis of Jail (Teatro na Prisão e a Crise Global de Encarceramento) [Bloomsbury, 2020] examina as maneiras pelas quais as pessoas encarceradas usam o teatro para neutralizar as forças desumanas da prisão. Lucas também é autora de uma peça etnográfica sobre as famílias dos prisioneiros intitulada  Doin' Time: Through the Visiting Glass (Cumprindo Pena: Através do Vidro de Visitas), que ela já apresentou como espetáculo solo nos EUA e na Irlanda, no Brasil e no Canadá. Ela dirige o PCAP Brazil Exchange — um programa de intercâmbio com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado de Santa Catarina — levando estudantes para o Rio e para Florianópolis todos os verões a fim de fazer trabalhos teatrais dentro de presídios, hospitais e comunidades.

Efrén Paredes

Jornalista, líder e agente de mudanças em justiça social, está preso em Michigan há 31 anos. Ele tem falado em eventos em campi universitários em todo o país por telefone e frequentemente aparece em TV/rádio/podcasts discutindo questões de justiça criminal, Estudos Negros e Latinos e resolução de conflitos. Seus escritos de justiça social também são destaque em vários sites e blogs. Para saber mais sobre Efrén visite http://fb.com/Free.Efren.

Referências

BATES; PATRICK; WELCH, Cozine. Entrevista realizada por Ashley Lucas. Entrevista pessoal. Digital. 18 jun. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-uEZqKs7keU>.

Felony Disenfranchisement Laws (Map). American Civil Liberties Union, Disponível em:<https://www.aclu.org/issues/voting-rights/voter-restoration/felony-disenfranchisement-laws-map>. Acesso em: 11 ago. 2020.

FERRELL, Ricardo. Email para Alexandra Friedman, Ann Arbor, Michigan, em 10 ago. 2020.

JONES, Quentin. Email para Alexandra Friedman, Ann Arbor, Michigan, em 10 ago. 2020.

PRICE, Joshua. Prison and Social Death. Critical Issues in Crime and Society. New Brunswick, NJ : Rutgers University Press, 2015, p. 115. Disponível em: <https://doi-org.proxy.lib.umich.edu/10.36019/9780813565590>. Acesso em: 15 ago. 2020.

ROSS, Jeffrey Ian. Resisting the Carceral State: Prisoner Resistance from the Bottom Up. Social Justice, v. 36, n. 3, p. 28-45, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2020.

RUUD, Marianne Teresa. “MYLIFEMATTERSTOO.” Email, 2020.

WACQUANT, Loïc. Prisoner Reentry as Myth and Ceremony. Dialectical Anthropology, v. 34, n. 4, p. 605-620, 2010. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/29790988>. Acesso em: 28 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

FRIEDMAN, Alexandra; LUCAS, Ashley; PAREDES, Efrén. Prisões e Ativismo na Pandemia: Como os Sobreviventes do Encarceramento Transformam o Significado de Participação Cívica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19107. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades