Arte e Cidadania em Contexto Prisional
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200102Palavras-chave:
Arte, Cidadania, Prisão, ProjetoResumo
Este texto traça um breve percurso das experiências em contexto prisional desenvolvidas em Portugal nos últimos anos no contexto da ação da PELE e do seu autor. São apresentados os projetos Entrado, desenvolvido com homens no Estabelecimento Prisional do Porto e Inesquecível Emília no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo com a participação de mulheres no contexto de um projeto internacional. Finalmente, é abordada a experiência inserida no projeto ECOAR apoiado pelo Programa Cidadania Ativa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. É discutida a relevância de uma concepção de prática artística que integre a dimensão de cidadania, nomeadamente, em contextos prisionais.
Downloads
Referências
CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; MENEZES, Isabel. Para uma tipologia da participação nas práticas artísticas comunitárias: A experiências de três grupos teatrais no Brasil e Portugal. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/89422> Acesso em: 29 set. 2020.
CRUZ, Hugo. Arte e Esperança. Disponível em: <https://gulbenkian.pt/publication/arte-comunidade-percursos-da-iniciativa-partis/> Acesso em: 29 set. 2020.
CRUZ, Hugo (Coord.). Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, PELE e DGARTES, 2015.
CRUZ, Hugo (Coord.) Entrado: percursos de um projeto teatral na prisão. Santa Maria da Feira: PELE, CCTAR, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 2012
MOTA, Maria (Coord.). Arte e cidadania em contexto prisional. Porto: PELE, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)