Das origens ao circo-teatro: mutabilidade e permanência do melodrama
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200205Palavras-chave:
Melodrama, Ópera, Teatro, Circo-TeatroResumo
Neste artigo, tratou-se sobre o melodrama trazendo considerações a respeito de sua origem até a sua presença no circo-teatro. É um estudo bibliográfico, com destaque para autores italianos que tratam da ópera como melodrama. Em relação ao circo-teatro brasileiro, foram citadas pesquisas relevantes sobre sua criação e sobre como o gênero melodrama destaca-se como exemplo de dramaturgia que vai preponderar neste formato de circo.
Downloads
Referências
BALBONI, Paolo. Il Melodrama (in) Italiano. Turim: Loescher Editora, 2016.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
KERMAN, Joseph. A ópera como drama. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1990.
MEYER, Marlyse. Imigrantes italianos e leituras comunitárias. Revista Mediações – Edição especial: Londrina, p.79-89, 1997.
MILA, Massimo. Il melodramma italiano dell’Ottocento. Torino: Einaudi, 1977.
PIMENTA, Daniele. A conformação do circo-teatro brasileiro: permeabilidade e apropriação. Repertório, Salvador, ano 13, n. 15, p 30-39, 2010.
RIDING, Alan; DUNTON-DOWNER, Leslie. Guia Ilustrado Zahar: Ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
SCANDAROLLI, Denise. Estruturação do gênero “cômico” no Teatro Francês: Vaudeville e Opéra-Comique. Disponível em: http://www.encontro2012.sp.anpuh.org/resources/anais/17/1342532421_ARQUIVO_OsgeneroscomicosdaOperaFrancesa.pdf. Acesso em: 09 jun. 2020.
SILVA, Daniel Marques. O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil - mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social na Belle Époque carioca. Tese (Doutorado em Teatro). Centro de Letras e Artes. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2004.
SILVA, Erminia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
SOLERTI, Angelo. Gli Albori del Melodramma. Milano-Palermo-Napoli: Libraio della Real Casa, 1904.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)