Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200027Palavras-chave:
Encontros, Narração de histórias, Prática artístico-pedagógica, Saberes ameríndiosResumo
Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas da etnia Tikuna. Esses encontros sensíveis se pautaram pela busca de diálogo com os saberes ameríndios e a criação de um espaço de conhecimento e de trocas culturais que potencializa as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas, os alunos-performers e a performer-professora. Encontros com outros corpos, de pessoas, de grupos, de experiências, de lugares, de ideias, de histórias, de culturas, de etnias e de gênero, constituindo a malha de colaborações. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de troca junto à professora Tikuna Mepaeruna e as crianças Tikuna no Espaço Cultural Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit, assessorado pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituído dentro da comunidade.
Downloads
Referências
CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2009.
FRIEDMAN, Adriana. O olhar antropológico por dentro da infância. Território do brincar: diálogo com escolas. Renata Meirelles (org.). São Paulo: Instituto Alana, 2015.
LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Topbooks, 2007.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Editor: Fernando Pedro da Silva; Coordenação: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro; Orientações Pedagógicas: Lucia Gouvêa Pimentel e William Resende Quintal. Belo Horizonte: Editora C / Arte, 2009.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Geovanio; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
PROFESSORES TIKUNA BILÍNGUES (Org). O Livro das Árvores. Impressão: Gráfica e editora Brasil Ltda. Benjamin Constant, AM, Brasil, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)