Capoeira e cenografia: diálogos possíveis pelo espaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200005

Palavras-chave:

Cenografia, Configuração espacial, Capoeira, Performance, Design

Resumo

A partir de questões suscitadas pela análise de uma manifestação cultural tipicamente brasileira, a capoeira, alguns operadores conceituais são elencados no intuito de compreender como o espaço cênico caracteriza-se atualmente. Tomou-se como hipótese que o design do espaço da performance contemporânea busca investigar diversos modos que definem as relações entre ação e recepção, os quais influem diretamente na criação da espacialidade cênica. Essa mudança de paradigma, que é evidenciada com o auxílio da análise da capoeira, afeta a própria ideia de cenografia: esta se torna uma prática espacial que é praticada, atualmente, de modo a catalisar fluxos e codificar os corpos e os movimentos daqueles que se envolvem no evento cênico.

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Biografia do Autor

Cristiano Cezarino Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Cenógrafo e arquiteto. Professor adjunto na Escola de Arquitetura da UFMG. Doutor e mestre pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Arquitetura. Líder do grupo de pesquisa CNPQ Barracão - Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Cenografia e outras práticas espaciais cênico-performáticas. Coordenador do projeto de Extensão Barracão UFMG. Membro do Scenography Working Group da International Federation of Theatre Resarch (IFTR). 

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Capoeira e cenografia: diálogos possíveis pelo espaço. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–26, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17905. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana