O treinamento para tornar-se uma atriz: dos exercícios à criação de um espetáculo.

Autores

  • Marilyn Clara Nunes Instituto de Artes da UNESP
  • Lúcia Regina Vieira Romano Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102292017202

Resumo

Nesta entrevista Roberta Carreri, atriz do grupo Odin Teatret, partindo de sua perspectiva pessoal, debruça-se sobre o treinamento da atriz e do ator, apresentando como este lhe foi transmitido no grupo, a transformação que sofreu ao longo dos anos, a influência da cultura asiática que teve, através do contato de mestras e mestres do Japão, Índia e Bali; a relação do treinamento com os princípios da Antropologia Teatral, e, com a criação de um espetáculo.

Biografia do Autor

Marilyn Clara Nunes, Instituto de Artes da UNESP

Marilyn Nunes: mestranda em Artes (bolsista CAPES) pelo Instituto de Artes da UNESP. É atriz, professora e pesquisadora. Colabora com o Nordisk Teaterlaboratorium/Odin Teatret desde 2012, com traduções, produções e co-produções de espetáculos, tendo 2 espetáculos solos dirigidos por atrizes e atores do grupo, e, atualmente finaliza o terceiro.

Suely Master: Professora Assistente Doutora do Departamento de Artes Cênicas (1997) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes/ Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. Chefe do Departamento de Artes Cênicas. Fonoaudióloga graduada na Escola Paulista de Medicina (1978), onde também obteve os títulos de Especialização (1980), Mestre (1989) e Doutor em Ciências da Saúde (2005). Prêmio CAPES de Tese 2006. Pós-Doutorado no Programa de Estudos de Lingüística Aplicada da PUC-SP (2009).

Lúcia Regina Vieira Romano, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho – UNESP

Lúcia Regina Vieira Romano é bacharel em teoria do teatro pela ECA – USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP e professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho – UNESP. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e teatro da Vertigem, atua como atriz e produtora na Cia Livre de teatro e na Cia Mundana, de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

NUNES, M. C.; ROMANO, L. R. V. O treinamento para tornar-se uma atriz: dos exercícios à criação de um espetáculo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 202-208, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017202. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

Entrevistas