Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban

Autores

  • Milton de Andrade Leal Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102112008169

Resumo

Este artigo revisa alguns conceitos da teoria teatral de Rudolf Laban: a composição de esforços interiores em termos de ações dinâmicas; a ação intencional como tendência de organizar impulsos interiores em forma de movimentos funcionais e expressivos; a “veracidade” das ações cênicas como relações orgânicas entre esforços interiores e aspectos visíveis do movimento. Conceitos de Laban, como esforço interno e composição eucinética são usados para elucidar princípios rítmicos e orgânicos aplicados na composição cênica.

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Biografia do Autor

Milton de Andrade Leal Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Prof. Dr. CEART/UDESC.

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Publicado

2018-09-22

Como Citar

ANDRADE LEAL JUNIOR, Milton de. Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 169–176, 2018. DOI: 10.5965/1414573102112008169. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008169. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Fluxo Continuo