Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020228Palavras-chave:
Veste refletiva, urbanidade, confecção artesanalResumo
A formação histórica que confere humanidade ao corpo social se encontra obscurecida pela mercantilização da cultura e das artes. A iluminação opressiva dos centros urbanos ou a penumbra das regiões periféricas igualmente contribuem para a desvalorização das humanidades, refletindo somente arbitrários interesses globalizadores. O sujeito da história acende o indivíduo que constrói integrado à coletividade. Portanto, será verificada tanto a fabricação como o uso de vestes com faixas refletivas em passeios ciclísticos noturnos com o objetivo de apropriação dos materiais luminosos para conferir ações artísticas à urbanidade. O fundamento teórico está no estudo da cidade (Argan, 2005) e de sua construção (Sennett, 2013).
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção a)
BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
CATELLANI, Regina Maria. Moda Ilustrada de A a Z. Editora Manole, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 17ª ed.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEITE, Marcelo Denny de Toledo. Caleidoscópio Digital: contribuições e renovações das tecnologias da imagem na cena contemporânea. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
SENAI. Beneficiamento têxtil. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2015.
SENNETT, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques – 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
VIANA, Fausto. Figurino teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)