Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020228

Palavras-chave:

Veste refletiva, urbanidade, confecção artesanal

Resumo

A formação histórica que confere humanidade ao corpo social se encontra obscurecida pela mercantilização da cultura e das artes. A iluminação opressiva dos centros urbanos ou a penumbra das regiões periféricas igualmente contribuem para a desvalorização das humanidades, refletindo somente arbitrários interesses globalizadores. O sujeito da história acende o indivíduo que constrói integrado à coletividade. Portanto, será verificada tanto a fabricação como o uso de vestes com faixas refletivas em passeios ciclísticos noturnos com o objetivo de apropriação dos materiais luminosos para conferir ações artísticas à urbanidade. O fundamento teórico está no estudo da cidade (Argan, 2005) e de sua construção (Sennett, 2013).

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Biografia do Autor

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Sou figurinista e doutora formada em 2018 pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e integrante do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e da Memória Urbana desta mesma universidade. Atualmente exerço o cargo de Professora Substituta no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, onde leciono as disciplinas de Cenografia e Indumentária, Laboratório de Montagem: elementos visuais e Históra da Arte.

Referências

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 228–246, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020228. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020228. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados