Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020211

Palavras-chave:

Arte e visualidade, luz, iluminador, manipulador de luz

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir uma poética baseada na luz como materialidade a ser manipulada pelo artista, para compor espaços de luz e de visualidades, em ambientes expositivos. Por meio de objetos em situações de propagação da luz, a discussão transita não só por questões que identificam o potencial da luz a fim de modificar o ambiente, como também propõem o artista como um manipulador de objetos/luz. Além disso, a pesquisa se baseia no levantamento de discussões acerca de trabalhos em que a luz protagoniza o acontecimento artístico e propõe também ampliação de perspectivas da ação do artista como um manipulador, envolvido em um processo poético, no contexto da arte contemporânea.

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Biografia do Autor

Rafael Cardoso Jacinto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrado em Artes Visuais - Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGART -UFSM/2019).

Graduado em Teatro-Licenciatura pela (UFSM/2014)

Professor substituto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.(2019/atual)

 

 

Rebeca Lenize Stumm, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Artes - Poéticas Visuais pela ECA- Universidade de São Paulo (USP-2011), Mestrado em Educação (UFSM-2001) e Graduação em Artes Plásticas Ênfase - Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1993), É Professora no curso de Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM). 

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

JACINTO, Rafael Cardoso; STUMM, Rebeca Lenize. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 211–227, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020211. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020211. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados