O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica

Autores

  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Tocantins, TO
  • Heitor Martins Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Palmas, TO

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014063

Resumo

O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Tocantins, TO

Doutor e Mestre em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; é professor do curso de Licenciatura em Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano.

Heitor Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Palmas, TO

Professor assistente da Universidade Federal do Tocantins. Possui bacharelado em Música (Regência) e licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (2002 e 2006) e mestrado em Música (Composição Musical) - Texas State University - San Marcos (EUA) (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; OLIVEIRA, Heitor Martins. O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 063–076, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O trabalho vocal no teatro