Representatividade Indígena nos cursos de Licenciatura em Teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0502

Palavras-chave:

Representatividade Indígena, Licenciatura em Teatro, Pataxó, Xerente

Resumo

Nesta entrevista, realizada durante o Seminário Internacional de Pedagogias Teatrais e Povos Indígenas: descolonizando a formação da pessoa artista-docente pesquisadora, a licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Eliana Silva Santos Pataxó e o licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Edimar Srenokra Xerente, ao lado das orientadoras de seus Trabalhos de Conclusão de Curso, Maria Aparecida de Souza (UESB) e Karylleila Andrade (UFT) comentam as vivências nas suas comunidades, as dificuldades para entrar e permanecer na universidade, as relações com os currículos e disciplinas dos cursos, as intervenções artísticas e pedagógicas realizadas durante o período de graduação e ao final, o retorno para a comunidade e a continuidade dos estudos. Em maio de 2021, diante da crise sanitária ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), a entrevista foi realizada através de uma chamada de vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fialho Abreu, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com cotutela na Antropologia da Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Peru. Mestrado em Artes Cênicas (UFBA). Professora Substituta no curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Pós-Doutorado em Educação. Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Teatro (Mozarteum). Professor Associado da Licenciatura em Teatro e da Pós-Graduação em Letras (UFT).  

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

ABREU, A. C. F.; SAMPAIO, J. C. de C. . Representatividade Indígena nos cursos de Licenciatura em Teatro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-36, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0502. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21550. Acesso em: 2 out. 2022.