O humano e o desumano: cultura visual, cultura política e as imagens feitas por George Rodger e Henri Cartier-Bresson nos campos de concentração nazistas

Autores

  • Erika Cazzonatto Zerwes MAC-USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308172016006

Resumo

Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Cazzonatto Zerwes, MAC-USP

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Estágio Pós-doutoral no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – USP

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

ASSOULINE, Pierre. Cartier-Bresson, o olhar do século. São Paulo: L&PM, 2008.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERNARD, Bruce, MARLOW, Peter (Eds). Humanity and inhumanity: the photographic journey of George Rodger. London: Phaidon Press, 1999.

CARTIER-BRESSON, Henri. Scrapbook. London, New York: Thames and Hudson, 2007.

COOKMAN, Claude. Henri Cartier-Bresson Reinterprets his Career. History of Photography, v. 32, n. 1, spring 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Images in spite of all. Chicago and London: University of Chicago Press, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Pueblos expuestos, pueblos figurantes. Buenos Aires: Manantial, 2014.

GALASSI, Peter. Henri Cartier-Bresson: the early work. New York: The Museum of Modern Art, 1987.

LANZMANN, Claude. A lebre da Patagônia. São Paulo: Cia das letras, 2011.

LOPES, Teresa Rita. Pessoa por conhecer: textos para um novo mapa. Lisboa: Estampa, 1990.

LOWE, Paul. Picturing the perpetrator. In: BATCHEN, Geoffry, GIDLEY, Mick, MILLER, Nancy K., PROSSER, Jay (eds). Picturing Atrocity: photography in Crisis. Reaktion Books, London, 2012.

MICHAUD, Philippe-Alain. Le film ou l’impensé photographique. In: CARTIER-BRESSON, Anne, MONTIER, Jean-Pierre (Eds). Revoir Henri Cartier-Bresson. Paris: Éditions Textuel, 2009.

MILLER, Russel. Magnum, Fifty years at the front line of history. New York: Grove Press, 1997.

MITCHELL, W. J. T. Showing seeing: a critical of visual culture. Journal of Visual Culture, v. 1, n.2, p. 165-181, 2002.

NAGGAR, Carole. George Rodger: an adventure in photography 1908-1995. New York: Syracuse University Press, 2003.

SCHABER, Irme. Gerda Taro : une photographe révolutionnaire dans la guerre d’Espagne. Monaco: Éditions du Rocher, 2006.

SEKULA, Allan. The body and the archive. October, v.39 (winter, 1986), pp. 3-64.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.

ZELIZER, Barbara. Covering atrocity in image. In: Remembering to forget: Holocaust memory through the camera's eye. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

ZERWES, Erika. Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias de Guerra dos Fundadores da Agência Magnum, 1936‐1947. 2013, 2 vols. Tese (doutorado em História) – Universidade de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: cultura visual, cultura política e as imagens feitas por George Rodger e Henri Cartier-Bresson nos campos de concentração nazistas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 06–28, 2016. DOI: 10.5965/2175180308172016006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308172016006. Acesso em: 28 mar. 2024.