Diretrizes para Organização de Dossiês

ORIENTAÇÕES A ORGANIZADORES DE DOSSIÊS DA REVISTA TEMPO E ARGUMENTO

A revista Tempo e Argumento está qualificada pelo sistema Qualis Capes no estrato A1, bem como está indexada em bases internacionais, sendo que uma das mais relevantes é a Scopus. Além disso, buscamos constantemente não apenas mantermos um padrão de qualidade que julgamos necessário para nossos colaboradores e leitores, mas também queremos ampliar o alcance e impacto da revista, considerando a sua inserção acadêmica nacional e internacional.

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UDESC, a revista Tempo e Argumento vem sendo reconhecida como uma importante plataforma para a divulgação de estudos e investigações situados na História do Tempo Presente. Nosso propósito é o de assegurar que os artigos publicados em nossos dossiês estabeleçam diálogos e/ou possam inserir-se em debates e discussões que tenham em conta recortes temporais, possibilidades temáticas e abordagens teóricas e metodológicas que dialoguem com questões do tempo presente.

Por outro lado, a busca constante por qualidade impõe a inserção da revista em mecanismos de avaliação baseados em métricas que compreendem diferentes aspectos, obrigando nossa equipe editorial a certos cuidados com a publicação de artigos.

  1. Os artigos devem ser provenientes de autores/as de diferentes regiões do Brasil e, quando possível, de distintos países. Para evitar endogamia, uma edição não pode conter artigos originados de pesquisadores/as de uma mesma instituição ou que sejam concentrados regionalmente.
  2. Deve haver um intervalo de ao menos 48 meses entre dois artigos publicados com mesma autoria ou co-autoria.
  3. Por ser uma revista sediada no Sul do Brasil, uma edição não pode concentrar textos desta região.
  4. Pretende-se que autores/as e co-autore/as tenham vínculo com programas de pós-graduação de distintas partes do país ou do exterior.
  5. Os dossiês devem conter entre 05 (cinco) e 08 (oito) artigos.
  6. Organizadores/as de dossiês devem efetuar uma triagem prévia dos artigos recebidos, para verificar se os textos recebidos dispõem das características, dos recortes, limites e qualificações necessárias para sua publicação na revista.
  7. Após a triagem, os artigos serão submetidos a pareceristas ad hoc indicados pelos organizadores, conforme as normas de nosso processo editorial. Tais procedimentos são indispensáveis para a qualidade da revista e do próprio dossiê.