(Re)arranjos de uma “utopia do som nacional”: a bossa nova como realização do projeto musical modernista de Mário de Andrade

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180301012009136

Mots-clés :

Mário de Andrade, bossa nova, experiência musical brasileira

Résumé

O presente trabalho procura argumentar sobre a relação histórica entre o projeto de Mário de Andrade para a música brasileira (sua “utopia do som nacional”, segundo Arnaldo Contier) e sua uma realização possível com a bossa nova. Apresenta-se em linhas gerais o referido projeto andradiano, seu caráter engajado, suas incursões na problemática do “popular” e do “erudito” e sua filiação à obsessão nacional pela formação. Expõe-se pontualmente a possível compreensão da bossa nova como um projeto modernista, sugerindo uma lógica de continuidade na experiência musical brasileira.

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Manoel Dourado Bastos, São Paulo State University

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Assis (2009).

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Publiée

2009-06-18

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BASTOS, Manoel Dourado. (Re)arranjos de uma “utopia do som nacional”: a bossa nova como realização do projeto musical modernista de Mário de Andrade. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 136–154, 2009. DOI: 10.5965/2175180301012009136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/713. Acesso em: 21 nov. 2024.