Se não agora, quando? A urgência do hoje e a desigualdade como tema no Ensino de História
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0107Résumé
Este artigo parte da percepção da centralidade do tema desigualdade no Ensino de História, em conexão com situações de conflitualidade e violência. A desigualdade é analisada aqui como algo situado em muitos contextos, ela é produzida a partir de alguns dos marcadores sociais da diferença que selecionamos, que são classe, raça, gênero, geração, pertencimento religioso, região e local de moradia e suas modalidades de intersecção. Apresenta-se, então, a estratégia de educação em temas sensíveis no Ensino de História como alternativa pedagógica para abordagem do tema desigualdade. A discussão é feita a partir da coleta de relatos e da observação de cenas de aulas on-line durante o período da pandemia, que causaram forte tensão nos modos de viver a cultura escolar e o cotidiano escolar, acentuando desigualdades, mas também indicando linhas de fuga. De posse dos elementos colhidos nessa trajetória, propõe-se uma redefinição no conceito de educação em temas sensíveis, com o deslocamento para a percepção de produção de relações sensíveis. É do tempo presente, da história ensinada, das situações de desigualdade e da educação em temas sensíveis que este artigo trata, com ambientação no período da pandemia.
Palavras-chave: ensino de história; temas sensíveis; desigualdade; violência; currículo escolar.
Téléchargements
Références
ALENCAR, Joana et al. Políticas públicas e violência baseada no gênero durante a pandemia da COVID-19: ações presentes, ausentes e recomendadas. Brasília: IPEA, 2020. Nota Técnica, n. 78: jun. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35884. Acesso em: 4 jan. 2021
BANDEIRA, Gustavo Andrada; SEFFNER, Fernando. Memórias da COLIGAY e o currículo de masculinidade dos torcedores de futebol. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande: FURG, v. 7, n. 2, p. 312-328, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9537. Acesso em: 12 fev. 2021
BANDEIRA, Gustavo Andrada; SEFFNER, Fernando. Aranha, macaco e veado: o legítimo e o não legítimo no zoológico linguístico nos estádios de futebol. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 985-998, jul./set. de 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/61508/38865. Acesso em: 12 fev. 2021
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em direitos humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, 2013. Disponível em: https://goo.gl/UG8FNP Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. plano nacional de educação em direitos humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006. Disponível em: https://goo.gl/A51Fku Acesso em: 20 jan. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
BROWN, Wendy. Hoje em dia, somos todos democratas. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 291-302, jan./jun. 2018.
BUARQUE, Chico; GUERRA, Ruy. Sonho Impossível. Rio de Janeiro, 1972. 1 partitura
CAMPOS, Brisa; TCHALEKIAN, Bruna; PAIVA, Vera. Violência contra a mulher: vulnerabilidade programática em tempos de SARS-COV-2/ COVID-19 em São Paulo. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 32, e020015, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100414&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 2 jan. 2021
CEPAL. Comisión Económica para América Latina y el Caribe. La autonomía económica de las mujeres en la recuperación sostenible y con igualdad. Informe Especial COVID-19, Santiago, Chile, n. 9, 10 feb. 2021. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/46633/5/S2000740_es.pdf Acesso em: 16 ago. 2021
CNC. PESQUISA PEIC. Endividamento e inadimplência do consumidor: o perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2020. Brasília: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 2021 Disponível em: http://cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/peic-anual-perfil-do-endividamento-das-familias-brasileiras-em-2020. Acesso em: 15 fev. 2021
GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou fake? uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 2, p. 4201-4210, out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 fev. 2011
GONÇALVES, Lucas Henrique; SHIMA, Walter Tadahiro. Internet banda larga e o futuro antecipado pela covid-19: o Brasil está pronto? In: SANTOS, Ronaldo Pereira; POCHMANN, Marcio. Brasil pós-pandemia: reflexões e propostas. São Paulo: Alexa Cultural, 2020. p. 119-142
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 19 jan. 2021
KERBER, Aline; LEAL, Sabrina. Pesquisa educação na pandemia da COVID-19 Porto Alegre. Porto Alegre: Associação Pais e Mães Pela Democracia, 2020.
LEVIS, Carolina; PICELLI, Isabelle Lopes; MOUTINHO, Paulo. O futuro da Amazônia e seus povos diante da maior crise ambiental e sanitária deste século. In: SANTOS, Ronaldo Pereira; POCHMANN, Marcio. Brasil pós-pandemia: reflexões e propostas. São Paulo: Alexa Cultural, 2020. p. 211-234
LIMA, Ana Lúcia D´Império. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades. In: INFORME, FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. São Paulo: [Fundação Carlos Chagas], out. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-_outubro20.pdf?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Retratos+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+na+Pandemia. Acesso em: 15 fev. 2021.
MARTINS, Pedro. População negra e Covid-19: desigualdades sociais e raciais ainda mais expostas. In: ABRASCO, [S.l.], 31 mar. 2020. Especial Coronavírus. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/sistemas-de-saude/populacao-negra-e-covid-19-desigualdades-sociais-e-raciais-ainda-mais-expostas/46338/ Acesso em: 2 fev. 2021.
MIGUEL, Luís Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Rosa Luxemburgo, 2019.
NÚCLEO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA EM SAÚDE (NOIS). Inteligência computacional aplicada à predição da evolução da COVID-19 e ao dimensionamento de recursos hospitalares. análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. [S.l.], 27 maio 2020. Nota técnica 11. 12p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tSU7mV4OPnLRFMMY47JIXZgzkklvkydO/view. Acesso em: 26 fev. 2021.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 47-72, abril 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 jan. 2021
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, Rio de Janeiro: ANPUH, v. 7, n. 13, p. 14-33, jan./jun. 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/427. Acesso em: 2 fev. 2021
POCHMANN, Marcio. Coronavírus e as evidências da regressão à condição neocolonial: economia e trabalho no início da terceira década do século XXI. In: SANTOS, Ronaldo Pereira; POCHMANN, Marcio. Brasil pós-pandemia: reflexões e propostas. São Paulo: Alexa Cultural, 2020. p. 161-185
RANZANI, Otávio T. et al. Characterisation of the first 250 000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil: a retrospective analysis of nationwide data. The Lancet Respiratory Medicine (on-line), [S.l.], v. 9, n. 4, p. 407-418, 15 jan. 2021 Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanres/article/PIIS2213-2600(20)30560-9/fulltext#sec1. Acesso em: 20 jan. 2021
SEFFNER, Fernando. Diário de Campo do Projeto de Pesquisa Investigação das Aprendizagens em Ensino de História na Cultura Escolar. Porto Alegre, [s.I.], 2021.
SEFFNER, Fernando. Sempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação Básica. Práxis Educativa (on-line), Ponta Grossa: UEPG, v. 15, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br//index.php/praxiseducativa/article/view/15010. Acesso em: 2 fev. 2021
VICTORIO FILHO, Aldo. Pesquisar o cotidiano é criar metodologias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 97-110, abr. 2007 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 jan. 2021
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Tempo e Argumento 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.