A educação na sociedade rural e o curso agrícola para rapazes brasileiros na Polônia (1918 – 1938)

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180311282019067

Résumé

O artigo trata da educação de jovens brasileiros, filhos de imigrantes, na Polônia, entre os anos de 1937 e 1938. O estudo parte dos antecedentes de pesquisas realizadas em torno da educação rural no Brasil, iniciadas por volta de 1917/1918, pelo pensamento de um dos intelectuais da educação deste período, Antônio Carneiro Leão. O objetivo consiste em analisar as relações entre Brasil e Polônia no que tange à educação dos imigrantes trabalhadores rurais, especialmente no período mencionado. O corpus documental constituirá de jornais e documentos oficiais, encontrados na Biblioteca da Universidade de Cracóvia e no Arquivo de Atas Novas em Varsóvia. Por fim, o resultado mostra que as proposições apresentadas inicialmente por Carneiro Leão sobre a educação na sociedade rural são correligionárias com o que encontramos nas fontes documentais que dialogam entre os dois países no período evidenciado e que, portanto, sinalizam uma vocação agrícola para o Brasil.

Palavras-chave: Educação rural; Poloneses; Brasil; História. 

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Biographie de l'auteur

Alcione Nawroski, Universidade de Varsóvia/PL

Possui graduação em Pedagogia (2006); Mestrado em Educação (2010) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Doutoramento sanduiche nos anos 2015/2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/PT. Foi professora substituta no EED - Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC/SC (2011-2013) e (2016-2018) e professora colaboradora no DEED - Departamento de Educação da UEPG/PR (2018). Atualmente realiza estágio pós doutoral na Universidade de Varsóvia. 

Références

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Publiée

2019-10-22

Comment citer

NAWROSKI, Alcione. A educação na sociedade rural e o curso agrícola para rapazes brasileiros na Polônia (1918 – 1938). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 28, p. 67–97, 2019. DOI: 10.5965/2175180311282019067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311282019067. Acesso em: 22 déc. 2024.